LAUDO DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

INSALUBRIDADE:
As atividades ou operações insalubres são aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. O laudo de insalubridade determina quais são os trabalhadores da empresa que fazem jus ou não ao adicional de insalubridade que varia entre 10%, 20% e 40% do salário mínimo da região, de acordo com o agente nocivo a que o funcionário está exposto.

Esse laudo fornece segurança jurídica as empresas com maior previsibilidade e estabilidade evitando litígios trabalhistas.


PERICULOSIDADE: 
É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT. O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

O laudo técnico de periculosidade é elaborado para as atividades e operações com:

- Atividades e Operações Perigosas com Explosivos;
- Atividades e Operações Perigosas com Inflamáveis;
- Atividades e Operações Perigosas com Exposição a Roubos ou Outras Espécies de Violência Física nas Atividades Profissionais de Segurança Pessoal ou Patrimonial;
- Atividades e Operações Perigosas com Energia Elétrica;
- Atividades Perigosas em Motocicleta;
- Atividades e Operações Perigosas com Radiações Ionizantes ou Substâncias Radiotivas.

Esse laudo fornece segurança jurídica as empresas com maior previsibilidade e estabilidade evitando litígios trabalhistas.

Entre em contato com a INOVAMED para maiores informações.

Fale com o especialista

Como podemos ajudá-lo?

Nossa equipe está pronta para atender você

Dúvidas frequentes

Nossa equipe está pronta para atender você

As organizações estão sujeitas as multas que serão emitidas pela fiscalização da Receita Federal do Brasil – RFB que é o órgão responsável pela análise das informações previdenciárias através dos eventos de segurança e saúde do trabalho enviados através do eSocial.
As implicações financeiras e legais do não cumprir as normas de SST podem incluir multas e penalidades legais, custos associados a acidentes de trabalho, licenças médicas, indenizações trabalhistas, perda de produtividade, danos à reputação da empresa e possíveis ações judiciais. Além disso, a falta de conformidade pode levar a uma investigação e fiscalização mais rigorosas por parte dos órgãos reguladores, o que pode resultar em sanções mais severas. É crucial para as empresas priorizar a conformidade com as normas de SST para evitar essas consequências.
O momento certo de fazer o exame de retorno ao trabalho é imediatamente antes do empregado retomar suas atividades após o período de afastamento.

Para este caso o afastado do trabalho deve ter um período igual ou superior a 30 dias, conforme determina a Norma Regulamentadora 7 (NR-7) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Brasil.

Isso é para garantir que ele está apto para retornar à função e para prevenir qualquer risco à saúde do trabalhador. O exame também ajuda a avaliar se o trabalhador pode continuar executando suas atividades sem nenhum tipo de impedimento.

Em casos de dúvidas deve ser feito contato com a Médica Coordenada do PCMSO na INOVAMED.
Oferecer um conjunto completo de exames ocupacionais no mesmo local é uma prática eficiente e conveniente tanto para a empresa quanto para seus funcionários. Isso evita o deslocamento desnecessário dos empregados para outros locais e agiliza o processo de avaliação médica. Os exames realizados em um único local podem incluir:

Coleta de exames: amostras de sangue, urina ou outros fluidos corporais podem ser coletadas no local.

Exames de sangue: verificam níveis de substâncias específicas no sangue, fornecendo informações importantes sobre a saúde do funcionário.

Audiometria: avalia a capacidade auditiva dos funcionários e identifica possíveis problemas de audição relacionados ao trabalho.

Espirometria: mede a capacidade pulmonar e o fluxo de ar, importante para verificar a saúde respiratória dos trabalhadores.

Eletrocardiograma: monitora a atividade elétrica do coração e ajuda a identificar possíveis problemas cardíacos.

Acuidade Visual: verifica a visão dos funcionários para garantir que estejam aptos a realizar tarefas específicas que requerem boa visão.

Dinamometria: mede a força muscular, especialmente importante em funções que exigem esforço físico.

Além disso, é útil oferecer aos clientes uma tabela com os prazos de entrega dos resultados dos exames. Isso ajuda a gerenciar as expectativas dos empregadores e dos funcionários em relação ao tempo necessário para obter os resultados. Os prazos de entrega podem variar dependendo do tipo de exame, por isso é importante manter as partes interessadas informadas sobre os prazos esperados.
Nossos treinamentos estão disponíveis tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas.
Atendimento ao Cliente
Cotação comercial
desenvolvido com por Inovamed © 2024